FUPAC UBÁ
ACESSE TAMBÉM
PARCEIROS FUPAC
COMO INGRESSAR
Engenharia de Produção
O curso forma Bacharéis em Engenharia de Produção. A partir de 2010 terá a duração mínima de cinco anos ( 10 semestres) e máxima de 7,5 anos e meio ( 15 semestres). Foi autorizado pela ATA DO CONSUN/CONSEPE de 18/10/2005. Reconhecido pela Portaria SERES/MEC n° 125 de 15 de março de 2013. O horário  de funcionamento é noturno e oferece 60 vagas anuais.

Conforme a Associação Brasileira de Engenharia da Produção (ABEPRO), “compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia”. 
A Engenharia de Produção está associada à fabricação de bens e à prestação de serviços, abarcando um grande espectro de aplicações. Possui interfaces importantes com todos os demais ramos de engenharia, bem como várias áreas de conhecimento que interferem horizontalmente nos sistemas produtivos, como administração, economia, contabilidade, psicologia, informática e estatística, dentre outras. Utiliza metodologias predominantemente quantitativas de planejamento e projeto para implementação  de sistemas de produção, buscando, através de uma adequada integração de pessoas, materiais e equipamentos, maximizar a eficácia dos resultados alcançados. O trabalho em equipes multidisciplinares e a abordagem sistêmica constituem-se em características marcantes da Engenharia de Produção. A melhoria da qualidade de bens e serviços e o aumento da produtividade e da competitividade são seus objetivos primordiais e permanentes.
Como diretriz curricular os conteúdos básicos são: Ciências do Ambiente, Expressão Oral e Escrita, Resistência dos Materiais, Economia, Expressão Gráfica, Fenômenos de Transporte, Física, Eletricidade,  Informática, Matemática, Materiais, Metodologia Científica e Tecnológica, Probabilidade e Estatística, Psicologia, Química, Sociologia, Direito, Ciência e Tecnologia, Pesquisa Operacional e Filosofia.

 Como conteúdos profissionalizantes encontram-se:
- Engenharia do Produto
          Engenharia do Produto
- Processos Produtivos
         Processos Discretos de Produção 
         Processos Contínuos de Produção
- Gerência da Produção
         Planejamento e Controle da Produção
         Logística e Cadeia de Suprimentos
         Sistemas Produtivos
- Qualidade
         Gestão da Qualidade
         Controle Estatístico da Qualidade
- Pesquisa Operacional
         Pesquisa Operacional
- Engenharia do Trabalho
         Organização do Trabalho
         Ergonomia
         Engenharia de Segurança do Trabalho
- Estratégia e Organizações
         Organização Industrial
         Sistemas de Informação
        Gestão Econômica
         Engenharia Econômica
         Custos da Produção
         Economia
- Outra
         Introdução à Engenharia de Produção

Os currículos do Curso de Engenharia de Produção são complementados  com extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo profissionalizante, bem como com outros conteúdos, de forma a permitir a uma atualização adequada do curso dentro de um contexto atualizado e das dinâmicas de interesse regional.
O corpo docente da Engenharia de produção é formado por professores com titulações de especialização, mestrado e doutorado, obtidas nos mais diversos centros de excelência de instituições brasileiras.

Conceito (MEC - 2014): 3

Valor do curso*: 1.032,00.

* Valor sem desconto, referente ao ano de 2017.


• Sobre a unipac
• Missão e valores
• Estrutura
• Secretaria

• Obtenção de nova graduação
• Transferência
• Vestibular



• Graduação






Rua Lincoln Rodrigues Costa, Nº 165
Ubá, MG - CEP 36.500-000
Telefone (32) 3531-5580
© Copyright 2011 - Universidade FUPAC - Todos os direitos reservados. Produzido pela Multiplicação Digital