FUPAC UBÁ
ACESSE TAMBÉM
PARCEIROS FUPAC
COMO INGRESSAR
Alunos de Psicologia da Fupac apresentam trabalho no 21º Congresso de Psicodrama no Ceará

Amanda Pacelli

 

Os alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá - Fupac, Welerson Carneiro, Fabíola Tolomeu, Rayanne Flores, Júnia Amaral e Mariana Souza, graduandos em psicologia na faculdade, tiveram a honra de apresentar o projeto "Codependencia: o nó que impede as relações transformadoras?" no 21º Congresso de Psicodrama em Fortaleza - Ceará (CE). O acontecimento se deu entre os dias 27 e 30 de abril. 

Os alunos foram supervisionados pelos professores Manoel Mendonça - supervisor em Psicodrama pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama (Sobrap) e Psicodramatista pela Federação Brasileira de Psicanálise (Febrap) - e Risiel Cristine Pires Koch Torres, Psicodramatista da Sobrap e Coordenadora da Fupac.

O evento teve  como tema central "Relações tranformadoras". Welerson explicou que todas as vivências, mesas redondas e atividades foram voltadas para o tema "[...] o intuito de trazer esse tema foi criar um espaço de diálogo, reflexão e vivência, culminando na produção de novos conhecimentos no âmbito acadêmico e para a vida na intenção de expandir a temática para todos os setores onde acontecem (ou deveriam acontecer) as relações transformadoras tais como saúde, educação, nas empresas, comunidades (projetos sociais) e instituições [...]" contou.
O público alvo do congresso são psicodramatistas e alunos das entidades filiadas - ou não - à Febrap, que é a instituição que rege o psicodrama no país. Além disso o evento foi voltado para profissionais e universitários que se encontram dentro das áreas da Psicologia, Medicina, Sociologia, Direito, Administração, Pedagogia, Serviços Sociais, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Filosofia e outras. 
Welerson falou sobre a importância do acontecimento para a vida dos alunos que apresentaram o projeto "Estamos na metade de nossa caminhada acadêmica, e, dentro da nossa graduação, temos pouco contato com o psicodrama, então, a grande importância que esse evento teve em nossa vida, foi nos aproximar mais do psicodrama enquanto teoria e prática através das atividades que vivenciamos no Congresso" comemorou e completou "[...] O psicodrama tem uma identificação muito grande com a cultura brasileira além de ser um método capaz de produzir um grande fenômeno nas relações sociais"
O aluno contou ainda que há um grande sentimento de gratidão a todos os envolvidos que tornaram a experiência possível. Citou os professores Manoel Mendonça, Margareth Calmon (professora Didata da Sobrap - JF) e Risiel Cristine Pires Kock Torres, Coordenadora e Supervisora do curso de Psicologia da Fupac.
"Os professores que estavam ministrando as aulas se colocaram no lugar de trocar experiência, e não simplesmente como mestres que estão apenas ensinando, mas também aprendendo. Assim, nós alunos nos classificamos dentro desse contexto como aprendizes [...] e sempre seremos aprendizes"  enfatizou o graduando em Psicologia. 
Enquanto no congresso, os alunos da Fupac estavam entre grandes nomes do Psicodrama como Jonathan Moreno (filho de Jacob Levy Moreno, que tem grandes contribuições no estudo dos grupos, em psicologia social e é o criador da sociometria), Dalmiro Bustos (argentino autor de grandes obras dentro da área); José Fonseca, Elizabeth Sene Costa, Maria Penha Nery, Sérgio Perazzo, Rosa Cukier e outros.
 
Na imagem da esquerda para a direita: Manoel Mendonça, Wlerson Silva Carneiro, Júnia Amaral, Rayanne Flores, Mariana Souza, Fabiola Tolomeu Mendes e professora Risiel Pires Koch Torres.
 

 



• Sobre a unipac
• Missão e valores
• Estrutura
• Secretaria

• Obtenção de nova graduação
• Transferência
• Vestibular



• Graduação






Rua Lincoln Rodrigues Costa, Nº 165
Ubá, MG - CEP 36.500-000
Telefone (32) 3531-5580
© Copyright 2011 - Universidade FUPAC - Todos os direitos reservados. Produzido pela Multiplicação Digital