Comprovante de inscrição
Home  ›  Notícias  ›  Formada em Psicologia pela Fupac, aluna tem seu artigo aprovado para publicação em revista
Formada em Psicologia pela Fupac, aluna tem seu artigo aprovado para publicação em revista

Amanda Pacelli

 

A ex aluna da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac), Tays Aparecida da Silva, de 24 anos, formada em Psicologia, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado para ser publicado na revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

A profissional - que vem se especializando atualmente em saúde mental em álcool e de outras drogas -, é psicóloga no CAPS AD III no município de Barbacena, e orgulhou sua instituição e mestres com o trabalho intitulado "Centro de Atenção Psicossocial [CAPS]: ações desenvolvidas em Municípios de Minas Gerais, Brasil".

A Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental já publicou artigos de profissionais de renome, como Roland Kuhn - psiquiatra suíço que descobriu o primeiro "antidepressor", e é considerado um dos fundadores da Deseinsanalyse (linha de psicoterapia baseada em pensamentos filosóficos).

Amanda Pacelli: Tays, seu artigo era um Trabalho de Conclusão de Curso?

Tays Aparecida: O artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso sim, orientado pelos professores José Dionísio de Paula Júnior e Ronaldo Chicre Araújo. Na época, a realização do trabalho de conclusão de curso foi bem acelerada, porque eu havia sido aprovada em um concurso público e, diante do receio de ser nomeada antes de ter o diploma, precisava apresentar o trabalho o mais rápido possível para concluir a graduação. Com o apoio de vários professores, principalmente os meus orientadores, consegui realizar a apresentação no dia 27 de setembro de 2016 e receber o diploma no dia 03 de outubro de 2016.

AP: Você esperava por isso? Seu artigo ser publicado em uma revista importante.

TA: Devido à antecipação da colação de grau, tive uma carga horária extensa de estágio para cumprir, foi necessário estudar as matérias em casa para realizar provas antes dos professores ministrarem completamente as disciplinas e, ainda, tinha o trabalho de conclusão de curso para apresentar. Ou seja, nesse período não pensei em fazer um trabalho para ser publicado. Porém, tudo ficou mais fácil quando fiz a escolha de um tema que identificava e tinha certo domínio para escrever. Não tive dificuldades para realizar o trabalho de conclusão de curso, porque era algo que falava da minha prática de estágio extracurricular realizado na Gerência Regional de Saúde de Ubá. Entretanto, depois que o trabalho ficou pronto, o professor Dionísio me incentivou a tentar a publicação e ajudou na reformatação conforme as regras da revista. Através dessa parceria, hoje temos um trabalho que foi aprovado em uma revista internacional com classificação A2 para a psicologia.

AP: Gostaria de agradecer a alguém que tenha te orientado ou apoiado para realização do trabalho?

TA: Gostaria de agradecer, primeiramente, aos meus pais por terem me oferecido o suporte necessário para chegar até a graduação e conseguir finalizá-la. Ao meu esposo, pela parceria de sempre. A Faculdade Presidente Antônio Carlos, por ter proporcionado um ensino com excelentes professores e parcerias com os mais diversos setores para estágios curriculares e extracurriculares. Ao professor Ronaldo Chicre, pelo apoio durante toda a graduação, pelas magníficas aulas de psicanálise e, além disso, pelo exemplo enquanto profissional. Ao professor Dionísio, pelo incentivo, apoio e confiança na realização desse e de outros trabalhos. A Fabiana Érica, supervisora de estágio na Regional de Saúde de Ubá, por ter plantando em mim a sementinha da paixão pela saúde mental, pela amizade e, principalmente, paciência em me ensinar os pequenos detalhes do seu trabalho; pois, sem dúvida, foi através desse estágio que várias oportunidades surgiram.

O professor Ronaldo Chicre, para quem foi direcionado o primeiro agradecimento, disse algumas palavras sobre a aluna enquanto acadêmica e profissional "Fico agradecido e Honrado por ver o feito da Tays, ela enquanto aluna foi excelente durante todo o curso, se mostrou muito dedicada e em uma posição muito boa, e, quando falo da posição é sobre a postura que uma pessoa tem que ter até para poder exercer a profissão, e sobre o artigo, o que tenho pra falar é que é o mérito é dela" comemora.

O Professor José Dionísio de Paula Júnior, um dos orientadores do trabalho, também falou sobre o feito e se disse orgulhoso ao extremo por ter feito parte dessa caminhada "A Tays enquanto aluna foi excepcional; sempre teve um olhar crítico diferenciado, e sempre teve presença em sala de aula; já mostrava enquanto acadêmica que seria excelente profissional, meu orgulho é imenso!" contou.

Fabiana Érica, supervisora por dois anos de Tays no Estágio no setor Regional de Saúde, contou que acompanhou-a por dois anos "Tays foi minha estagiaria durante dois anos: um orgulho não só para mim mas para a Gerencia de Saúde de Ubá, porque sabemos que a instituição pôde contribuir com a formação e pensamento crítico dela [...] a gente já sabia que a Tays seria um sucesso! Estou muita orgulhosa por ter podido acompanhar o crescimento e amadurecimento profissional e teórico e dela, e, mais ainda, porque a gente tá vendo ela caminhar pro mestrado; é um orgulho muito grande saber que a gente fez parte disso de alguma forma" se emociona.

 

Tays Aparecida da Silva, formada em Psicologia pela Fupac orgulhou a faculdade e a seus mestres ao ter Trabalho de Conclusão de Curso aprovado para publicação em revista de renome.



© Copyright 2011 - Universidade FUPAC - Todos os direitos reservados. Produzido pela Multiplicação Digital