Comprovante de inscrição
Home  ›  Notícias  ›  Aluno do quinto período de Psicologia tem artigo publicado em revista internacional
Aluno do quinto período de Psicologia tem artigo publicado em revista internacional

Gabriel da Costa Duriguetto, de 20 anos, estudante do quinto período de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac), teve um grande trabalho acadêmico aprovado para publicação na revista internacional Biomedical Journal of Scientific  Technicalna última segunda-feira (11). O título do trabalho foi Delírios Crônicos Sistematizados - Breves Considerações. O aluno recebeu suporte dos professores Ronaldo Chicre e José Dionísio de Paula Júnior.

Gabriel conta que o projeto não foi um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas um trabalho "comum" "[...] na verdade é um trabalho a que nós estamos dando continuidade, mas teve o começo de seu desenvolvimento há pouco tempo; eu e professor Ronaldo Chicre, já vínhamos trabalhando em cima desse tema há algum tempo. Foi quando surgiu essa oportunidade: Ronaldo recebeu a proposta via e-mail e me perguntou se podíamos trabalhar em cima do material que já tínhamos pronto".

Gabriel contou ainda que tudo aconteceu muito rapidamente, e que, na mesma hora aceitou a proposta de tentar a publicação "Foi uma honra, um prazer enorme fazer tal publicação com dois nomes de peso como Ronaldo Chicre e José Dionísio de Paula Júnior [professor e enfermeiro], e, no mesmo dia, o Dionísio também já aceitou. Assim, o Ronaldo refinou o trabalho" contou e brincou "[...] a mão de obra pesada ficou por conta dele e do Dionísio (que acrescentou umas técnicas e traduziu o trabalho). O mesmo foi enviado na sexta, e na segunda nos já havia sido aprovado para publicação" explicou.

De acordo com o discente, o processo aconteceu rápido "Confesso que não tive tempo de assimilar o que estava acontecendo direito; fiquei anestesiado. Tanto eu quanto os professores ficamos sem saber o que fazer porque foi muito curto o espaço de tempo de uma coisa para a outra" comemorou Gabriel e continuou contando que, particularmente, quando recebeu a notícia "se sentiu uma criança quando é solta em um parque de diversões".

O aluno de Psicologia se alegrou com o feito "Foi uma sensação de um prazer indescritível, e isso acabou me motivando a dar continuidade a esse projeto, que, pode sim dar origem a um Trabalho de Conclusão de Curso posteriormente; continuamos nos aprofundando, porque se foi aceito já no início é sinal de que estamos na direção certa. Futuramente fazer uma publicação dentro desse tema seria bem bacana, é um trabalho que eu já vinha construindo há algum tempo; entreguei uns rascunhos meus para o Ronaldo e ele foi avaliando para que, "no final", desse origem a um trabalho, dando continuidade à leitura".

O aluno explicitou também que foi uma surpresa em dobro "Eu nem ao menos lembrava sobre esses materiais que havia entregue, e o Ronaldo propôs que nos aprofundássemos e tentássemos a publicação [,,,] não esperava por isso, mas pretendo levar para meu TCC, já que é um tema que me interessa muito, e também, como já começou a dar certo, por que não desenvolver mais e continuar caminhando nesse sentido? Afinal é um tema que abre possibilidades de destrinchar mais os conceitos que lá foram abordados; acredito que se continuarmos nesse caminho, vai surgir algo muito bacana!" contou.

Gabriel terminou sua fala com agradecimentos “Ronaldo e Dionísio são professores que dão essa liberdade e confiança para a gente, nos motiva; recebi muita força e incentivo de ambos. Isso é importante porque nós acadêmicos acabamos pegando confiança a partir do momento que eles confiam em nós. Sou um mero aluno ainda em formação, ainda não cheguei onde quero e tenho essa possibilidade de continuar avançando nesse trabalho, e, futuramente, pretendemos continuar em cima disso, quem sabe buscando até algo maior do que essa publicação que veio apenas como um sinal positivo de que estamos trilhando o caminho certo, então acabou nos motivando ainda mais. A porteira já abriu né?! Agora é só seguir em frente...” comemorou o aluno de Psicologia.

Os professores que orientaram Gabriel nessa jornada se disseram muito orgulhosos "Pelo fato de o Gabriel ser um excelente aluno e estar no quinto período do curso, é incrível a possibilidade de uma publicação internacional, além de ser importante para estimular outros alunos e mostrar que é possível - não importa o período em que estejam, desde que tenham interesse e vontade de estudar - fazer uma boa produção, conseguir uma publicação; não é preciso se formar para conseguir tal feito" contou orgulhoso e fez questão de ressaltar "[...] o Grabriel é um exemplo de aluno que, no meio do curso, conseguiu uma publicação de tamanha importância. O mérito é dele, eu e Dionísio apenas demos suporte porque ele já tinha apresentado um material bom, que apesar de ainda não estar no preparo para um artigo, já tornava a publicação possível" explicou o professor Ronaldo.

O professor Dionísio fez das de Ronaldo, suas palavras "Como o Gabriel disse, é um material que dá abertura para novas publicações, então, agora pelo interesse dele, vamos seguir usando o mesmo trabalho, evoluindo-o e aprofundando [...] fiquei muito feliz de ver um aluno do quinto período tendo um trabalho publicado em um veículo internacional" se orgulhou Dionísio.

Ronaldo Chicre completou a fala do colega e concluiu "Não é fruto do professor, você tem que ter o aluno querendo, buscando e se interessando: o professor é só mais um suporte...".

Ao centro da foto, Gabriel da Costa Duriguetto que teve artigo publicado em revista internacional, e ao lado seus orientadores no projeto, José Dionísio de Paula Júnior e Ronaldo Chicre.

 

 



© Copyright 2011 - Universidade FUPAC - Todos os direitos reservados. Produzido pela Multiplicação Digital