Comprovante de inscrição
Home  ›  Notícias  ›  Alunas de Pedagogia terão seus trabalhos apresentados em Simpósio na UFV
Alunas de Pedagogia terão seus trabalhos apresentados em Simpósio na UFV

Seis alunas, formandas do curso de Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac) vão apresentar seus respectivos trabalhos científicos na Universidade Federal de Viçosa (UFV) em outubro. As composições serão apresentadas no Simpósio de Interação Acadêmica da UFV que acontece entre os dias 15 e 19 de Outubro de 2018. 

As jovens falaram emocionadas sobre o feito. Quando questionada sobre o que difere nos quesitos profissional e acadêmico a publicação de um artigo, principalmente se tratando de um nome tão relevante como UFV, Josy Borges Ramos Prata se prontificou a responder que primeiramente, tratando-se da questão profissional, acha de suma importância a publicação do artigo “Afinal, estou tendo a oportunidade de transmitir para a sociedade e para os profissionais da área os resultados obtidos através da pesquisa. Além de enriquecer o currículo, aumentando as chances de uma melhor colocação mercado de trabalho. Já como acadêmica me sinto lisonjeada em estar concluindo o curso e ter o prestígio de publicar o artigo em uma universidade como a UFV. Concebendo-me a satisfação e reconhecimento pelo esforço e dedicação em ter realizado a pesquisa” contou.

A respeito do grau de importância da instituição Fupac bem como corpo docente para essa conquista, Amanda Aparecida Moreira da Silva opinou “Primeiramente se estamos tendo a oportunidade de publicar um artigo, é porque a instituição nos permite ter um grupo de professores que nos dão apoio e incentivo a isso" explicou e completou na mesma linha de raciocínio “Nós, enquanto acadêmicas, sabemos da importância dos mesmos em nossa formação e também do quanto nos apoiaram e ajudaram na escrita de nossos artigos!  Se tivemos os nossos artigos aprovados, não é um mérito só nosso, mas também daqueles que estiveram ao nosso lado no momento da pesquisa, norteado, orientando e principalmente apoiando para que chegássemos até aqui!”.

Jéssica Nazareth Moreira falou um pouco sobre a importância do feito em sua opinião “Escrever um artigo representa o quanto amadurecemos e enriquecemos nosso conhecimento ao longo do curso. É realmente muito gratificante ter a oportunidade de apresentar meu artigo na UFV, isso significa muito para minha formação profissional. A sensação de sentir-se capaz ao perceber o resultado do seu esforço e da sua dedicação é inexplicável” contou grata.

A discente Luana Silva Lopes contou que embora tenha ficado positivamente surpresa, sempre quis ter seu artigo publicado. “Bom, eu sempre tive muita vontade de ter um artigo publicado. Sempre falei que quando eu terminasse meu trabalho de curso iria fazer de tudo para ter uma publicação. Quando surgiu a oportunidade da UFV, não pensei duas vezes para enviá-lo. Não esperava que seria aprovado por ser uma instituição de porte e renomeada como a UFV, fiquei surpresa e imensamente feliz quando soube da aprovação” comemorou a aluna.

A aluna Natália Aparecida Botaro dos Santos falou com orgulho sobre sua composição que tem como tema "A Alfabetização e Letramento na prática dos professores dos anos iniciais no Ensino Fundamental". “Venho trabalhando nele há mais ou menos 14 meses. Me interessei por esse tema por saber da grande importância da alfabetização e letramento na vida do educando. E com todo o trabalho envolvido na criação deste artigo, vi a oportunidade de conhecer melhor a prática do professor alfabetizador nesse processo, tal como os desafios encontrados nessa caminhada e as metodologias utilizadas para superá-los” explicou.

Paula Martins de Andrade encerrou o assunto com o discurso da gratidão. “Primeiramente agradeço a Deus, por ter me proporcionado chegar até aqui, pois não foi nada fácil. Tive momentos em que o que mais queria era largar tudo e sair correndo, mas Ele não me deixou desistir. Agradeço aos professores por todos os ensinamentos e por meio destes conseguir escolher o tema, que, para mim, é uma das decisões mais difíceis quando se tem várias áreas que te chama a atenção. Ao orientador, toda a minha gratidão, esse trabalho não teria dado certo sem a presença dele, que sempre apoiou, incentivou e acalmou nos momentos de pânico. E agradeço também a minha banca, que com todo o carinho prestigiou o meu trabalho” agradeceu a futura Pedagoga.

A Coordenadora do curso de Pedagogia da Fupac, Marília Marota de Souza se disse orgulhosa do feito das docentes e deu a seguinte declaração: “O curso de Pedagogia da FUPAC/Ubá está feliz e agraciado com as publicações científicas das acadêmicas formandas/2018 no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV. A seriedade, comprometimento, dedicação e empenho das alunas é reflexo de um curso ofertado com alta qualidade, o que possibilita destaque na formação das pedagogas.
Mesmo sabendo das dificuldades cotidianas encontradas para dedicação aos estudos, fazendo malabarismos entre momentos de trabalho, família, descanso e lazer, a persistência e a vontade de serem profissionais altamente capacitadas foi determinante para que elas vencessem todos os obstáculos. Com muita garra, não sucumbiram aos desafios e, agora, despontam com maestria nos caminhos trilhados durante a formação profissional crítica e ética. Todos os artigos aprovados estão voltados para a análise de situações pedagógicas reais, concretas, o que em muito contribui para o desenvolvimento da educação local e regional.
Como coordenadora do curso, não tenho como estar mais emocionada, tanto pela aprovação dos trabalhos, quanto pelas excelentes profissionais em reta final da Pedagogia e, não menos importante, por saber que trilhamos juntas esse caminho!
É realmente uma grande honra fazer parte da história da Amanda Moreira, Jéssica Nazareth, Josy Prata, Luana Silva, Natália Botaro e Paula Martins... e de todos os demais pedagogos do curso que estão a caminho de grandes conquistas como essa! Acreditem: vocês podem ir mais longe, alçar vôos mais altos, sonhar sonhos maiores!
Parabéns e obrigada!

 

Da esquerda para a direita, as alunas Josy, Amanda, Paula, Jéssica, Natália e Luana. 



© Copyright 2011 - Universidade FUPAC - Todos os direitos reservados. Produzido pela Multiplicação Digital