Comprovante de inscrição
Home  ›  Notícias  ›  Tem início amanhã o EICF: evento sobre empreendedorismo e inovação dentro da área de Farmácia
Tem início amanhã o EICF: evento sobre empreendedorismo e inovação dentro da área de Farmácia

Imagem meramente ilustrativa

Acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro o evento Empreendedorismo e Inovação em Ciências Farmacêuticas (EICF) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac). O projeto está em sua 5ª edição e trata-se de uma espécie de concurso que incentiva os alunos de Farmácia a criarem produtos dentro da área visando inovação com ênfase no empreendedorismo.

O professor e um dos criadores do projeto, César Caneschi explicou em entrevista a essência do EICF.

O que é o EICF?
Trata-se de um evento com fim de estimular o empreendedorismo dentro da faculdade entre os alunos para eles não terem “somente” foco em se tornar meramente profissionais que irão atuar apenas como possíveis colaboradores, ou funcionários de uma empresa somente, mas sim pensar em abrir uma empresa de ideias, de apresentação de produtos. Os alunos são desafiados a desenvolver produtos ou ideias na área de farmácia. Estimulamos cada um deles a pensar em um problema que nós tenhamos hoje na sociedade envolvendo a área de farmácia; eles trazem uma ideia de solução para essa problemática, e, com essa ideia, desenvolvem o produto.

Me dê um exemplo de criações anteriores.
Ano passado, por exemplo, eles fizeram um shampoo de cerveja; no ano retrasado, um gel para preservativo fluorescente. A cada ano isso vem ganhando uma proporção maior. Há produtos nas áreas de alimentos e cosméticos: duas áreas que são colocadas em foco para eles, o que não impede que qualquer aluno do curso não possa apresentar por exemplo, ideias nas área de plantas medicinais, análises clínicas, ou quaisquer áreas que envolvam farmácia. Esse ano estamos expandindo o projeto e recebendo também alunos de escolas do ensino médio. Após recebidas as propostas, vamos avaliar e ver se é viável trazê-las para cá.

Me fale sobre a iniciativa.
Boa parte minha, boa parte do Bruno Pires, com apoio da faculdade. Montamos o projeto em si que tem tomado proporções excelentes, vem crescendo, e esse ano vem com essa novidade de buscar alunos do ensino médio para tentar semear neles a vontade de buscar o empreendedorismo antes mesmo de chegar ao ensino superior para que cheguem na faculdade já com esse estímulo. Inclusive, alunos que já participaram do evento foram convidados a fazer mentoria dos que irão participar agora.

Como estão organizados esses três dias de EICF? Há alguma premiação de mérito?
Há premiações no sentido de certificados para os três primeiros colocados. São três dias de evento; no primeiro dia haverá a apresentação para a banca julgadora composta por professores. Os grupos têm 8 minutos para apresentar seu produto ou sua idéia via apresentação oral. Após a apresentação eles serão julgados acerca de viabilidade, colocação no mercado e outros quesitos. No segundo dia, antes do intervalo, teremos palestras nas áreas de empreendedorismo ou inovação para estimular não só a “fazerem” mas escutarem pessoas de fora, sobre patentes, produtos, ideias, inovações. Após o intervalo, teremos o show case: os alunos terão de apresentar o produto para toda a comunidade acadêmica da faculdade. É a hora em que vamos montar os estandes com os produtos para que todos possam ter contato. No primeiro dia os professores tiveram esse contato, e, dessa vez, é hora dos alunos terem também: degustar, sentir, avaliar. O terceiro dia é o da premiação. Haverá uma palestra de um caso - dentro da área - de sucesso, até como incentivo mesmo. O palestrante deve falar sobre o começo da idéia, sobre os percalços, persistência até chegar ao sucesso. Todas as etapas. Após o intervalo acontece a votação dos professores e do “público” que tiveram a experiência sensorial com as criações.

 

 


 



© Copyright 2011 - Universidade FUPAC - Todos os direitos reservados. Produzido pela Multiplicação Digital