Comprovante de inscrição
Home  ›  Notícias  ›  Alunos de Direito da Fupac têm artigos aprovados para publicação em Simpósio em Juiz de Fora
Alunos de Direito da Fupac têm artigos aprovados para publicação em Simpósio em Juiz de Fora

Os alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac) Alysson Doriguêtto Pereira e Jardel Ciotti da Silva Lima, tiveram seus resumos aprovados para apresentação no Simpósio 30 anos de Constituição: Novo Constitucionalismo e Inovação que aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela Faculdade Doctum de Juiz de Fora e pela Rede para um Constitucionalismo Democrático Latino-Americano. O evento aconteceu no mês de outubro.

A Professora Mariana Colucci Goulart Martins Ferreira, adjunto I-A, que nesse semestre lecionou Processo Penal Geral, Processo Penal Procedimental, Crimes contra a Dignidade Sexual e a Administração Pública e Prática Jurídica Simulada IV orientou os discentes na jornada.

Mariana explicou que os alunos já manifestavam interesse pela área de pesquisa jurídica e a partir de um estudo para a disciplina Processo Penal Procedimental a respeito do polêmico foro por prerrogativa de função (“foro privilegiado”). “Sugeri a possibilidade de publicação dos trabalhos no referido evento. Aprofundamos o estudo a fim de galgarmos a aprovação no Simpósio e obtivemos êxito. Agora, após a apresentação, aguardamos a publicação nos anais do evento” explicou.

Os alunos falaram à assessoria sobre o feito. Jardel comentou sobre seu trabalho.

Qual é o tema do seu artigo?
O artigo tem como tema o foro por prerrogativa de função na Constituição Federal em uma perspectiva sob o paradigma da Ação Penal 937, que trouxe modificações e restrições neste instituto.

Você tinha pretensão de publicar?
Sim. Inicialmente o artigo foi feito como atividade extraclasse orientada para a disciplina Direito Processual Penal II, e, posteriormente, com algumas alterações, foi submetido e aprovado para o evento.

Está orgulhoso de seu feito?
Fiquei orgulhoso principalmente por se tratar de um evento único, em razão dos 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal, e por trazer ao debate um tema tão relevante e atual, que é o foro por prerrogativa de função.

Qual o papel da instituição/curso/preparação e incentivo que a Fupac oferece para a aprovação?
Temos à nossa disposição excelentes bibliotecas, tanto física, quanto digital, o que possibilita uma pesquisa bastante completa para qualquer estudo necessário ao longo do nosso curso. Mas o principal é poder contar sempre com a dedicação de todos os profissionais da FUPAC, em especial aos meus professores, sempre solícitos e dispostos a nos ajudar. Assim, sempre me sinto motivado para buscar melhores resultados.

As mesmas questões foram colocadas ao aluno Alysson Doriguêtto.

Qual é o tema de seu resumo?
O tema foi o foro por prerrogativa de função, tendo como título: CONSTITUIÇÃO, PROCESSO PENAL E FORO PRIVILEGIADO: O NOVO ENTENDIMENTO DO STF APÓS A AP 937. O resumo se encaixou no grupo de trabalho: Constituição e processo.

Tinha pretensão de publicá-lo?
Como tenho vontade de me tornar professor universitário, sempre pensei em ter uma publicação, pois, elas são de grande importância para quem deseja seguir esta área e futuramente ir em busca de um mestrado e doutorado.

Está orgulhoso do seu feito?
Não tenho palavras para descrever o quanto fiquei satisfeito, ainda mais quando lá cheguei para apresentar meu trabalho, e um dos professores debatedores ao cumprimentar eu e Jardel, nos perguntou a quanto tempo estávamos formados, quando respondemos que ainda estávamos na graduação, ele disse que muitos que participavam do evento já estavam cursando seu mestrado, e por isso o motivo da pergunta e nos parabenizou por estarmos buscando melhorar nossos conhecimentos “tão cedo”. Após essas breves palavras fiquei muito
orgulhoso de mim mesmo e percebi que realmente estava no caminho certo.

Qual o papel da Instituição?
Tenho meus professores, coordenadora e diretor como meus amigos e sempre que fui até eles com uma ideia nova ou algo que me acrescentasse tanto pessoal como academicamente, "eles" sempre estiveram prontos para me atender, e não há nada mais gratificante do que receber o apoio de alguém quando se tem um novo projeto, isso te incentiva cada vez mais a continuar naquele caminho, e mesmo que direta ou indiretamente cada um foi responsável pela formação do meu conhecimento e sempre serei grato.

A professora Mariana é só orgulho. Segundo a mesma, o Direito é um campo riquíssimo para o estudo científico. “Sempre saliento isso e tento trazer minha experiência acadêmica aos alunos, incentivando-os a pesquisar e a enxergar o âmbito jurídico além da esfera legalista. Sinto-me feliz em contribuir para o desenvolvimento acadêmico de discentes interessados na pesquisa jurídica” contou e concluiu “[...] os trabalhos apresentados têm qualidade e os alunos aprovados tiveram sucesso a partir do esforço depreendido por eles. Coube a mim, orientadora, o papel de instigar e aprofundar os estudos no tema”.

Acerca do papel da instituição para o feito, a professora disparou elogios e explicou que a Fupac apresenta aos alunos os distintos caminhos profissionais que o Direito pode proporcionar, sempre com a dedicação e a qualidade que lhes são inerentes “[...] a instituição considera ser importante que os discentes vivenciem toda a gama de experiências que a área lhes possibilita ter, até mesmo para possuírem total autodeterminação no momento da escolha do rumo profissional” disse e acrescentou “A direção, a coordenação do curso e os professores diariamente incentivam os alunos a buscarem novos desafios, preparando-os para o mercado de trabalho em diferentes ramos, inclusive no que tange à academia”. 

Os discentes participaram do Grupo de Trabalho (GT) Constituição e Processo e realizaram explanação oral. Os resumos expandidos ainda não foram publicados. Os envolvidos aguardam as respectivas publicações nos anais do evento.

Da esquerda para a direita o aluno Alysson Doriguêtto Pereira, a professora Juliana Jacob - debatedora no grupo de trabalho - e Jardel Ciotti da Silva Lima.



© Copyright 2011 - Universidade FUPAC - Todos os direitos reservados. Produzido pela Multiplicação Digital