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XII – REGULAMENTOS

a)Política de Utilização dos Laboratórios de Informática

Define um conjunto de regras, normas e deveres que têm como objetivos maximizar a utilização dos laboratórios de informática, garantindo, de forma ordenada e segura, o atendimento as necessidades dos cursos e proporcionar ao conjunto de usuários, formado por coordenador, professores, técnicos e alunos, um acesso amplo e de qualidade aos recursos computacionais existentes.

Regras de prioridade:

1 – Atendimento as atividades (aulas) programadas dos cursos da FUPAC UBÁ, sendo atribuída a responsabilidade pelo uso do laboratório ao professor de cada disciplina;
2 – Na ausência de atividades programadas, o atendimento as atividades (aulas) eventuais do curso, poderão acontecer desde que comunicadas com antecedência ao Coordenador do Curso, ou Diretora, sendo atribuída a responsabilidade pelo uso dos laboratórios ao professor de cada disciplina;
3 – Na ausência de atividades programadas ou eventuais, acontecerá livre atendimento aos usuários do curso no período de 18:00 às 22:00 horas, desde que acompanhado do responsável pelo técnico do laboratório.

Normas de utilização:

1 – Para se tornar apto a utilizar o laboratório, o usuário deverá estar matriculado em um dos cursos da FUPAC UBÁ;
2 – A utilização da Internet será restrita por uma política de privacidade;
3 – O uso do laboratório será destinado exclusivamente para o desenvolvimento de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão;
4 – Não será permitida, sob qualquer hipótese, a utilização do laboratório por alunos durante o tempo de aula sem a presença do professor.

Deveres do técnico:

1 – Verificar, de forma preventiva, o bom funcionamento dos equipamentos de hardware (computadores) e software (programas);
2 – Dar manutenção adequada aos computadores e providenciar, quando necessário, a instalação dos programas;
3 – Inspecionar, ao final de cada atividade, o estado de todos os computadores, bem como, o correto desligamento dos mesmos;
4 – Solicitar, quando necessário, a compra de peças e suprimentos necessários à manutenção.  

Deveres dos professores:

1 – Agendar o uso do laboratório com antecedência;
2 – Acompanhar os alunos durante as atividades programadas e eventuais (aulas);
3 – Se responsabilizar pelo perfeito estado dos computadores e programas durante o período de sua atividade (aula);
4– Verificar, ao final da aula, o perfeito desligamento dos computadores;
6– Comunicar ao técnico a ocorrência de qualquer anormalidade no funcionamento dos computadores ou programas;
7 – Obedecer às regras de prioridade na utilização do laboratório.

Deveres dos alunos:

1 – Restituir a Instituição com a substituição ou reparação de produtos ou equipamentos que venham a ser danificados pelo uso indevido dos mesmos;
2 – Obedecer às normas de utilização;
3 – Utilizar, somente, os programas disponíveis ou instalados no laboratório;
4 – Zelar pelo perfeito funcionamento dos computadores e programas;
5 – Desligar de forma correta os computadores ao final de cada atividade.